As pessoas de sucesso tem algo que o dinheiro não pode comprar, até porque a maioria chegam a pensar que o sucesso está totalmente relacionado as finanças. Já conheci pessoas vivendo em casarões, com carros luxuosos e roupas estilosas, mas sem prazer de viver.
Você já se perguntou por que os judeus são tão bem sucedidos? Como judeu, conheci, aprendi e passei a viver costumes onde não há segredos sobre uma vida de sucesso. Mas há muito estudo, trabalho, dedicação e disciplina!
Na prática judaica e no convívio a pessoa recebe tantos ensinamentos que são capazes de transformar de uma forma tão natural que acabam internalizando nas nossas vidas. Ao ir a sinagoga, em fazer as 3 preces diárias, as promessas todas ali contidas, diferencia demais na vida de quem as pratica. E, às vezes, a gente não percebe como as coisas simples que aprendemos na sinagoga e vivemos, fazem toda a diferença. Como os hábitos e costumes que devemos aderir, percebi que os ensinamentos que eu carregava comigo eram milenares para o sucesso. Lições de ouro sobre estudo, trabalho e vida!
E aqui compartilho com você esses aprendizados que vivi no país de Israel como israelense e judeu.
Primeiramente, todos judeus são preparados desde crianças para o sucesso, pois desde 5 mil anos de história, o povo judeu nunca soube o que é analfabetismo.
O Bar ou Bat Mitzvah é quando o adolescente completa 13 anos e passa ser um membro maduro na comunidade judaica, onde é obrigado a ler um trecho da Torah. Antes desse momento a criança domina um idioma e aprende ensinos sobre a vida.
Na cultura judaica se espera sempre de uma criança sucesso na vida. É comum ver crianças com livros de orações e estudos desde pequenos indo para a sinagoga, o respeito, o temor e devoção. As crianças em suas atividades diárias, são apreciados pelos pais, pode ser um risco em uma folha de papel, os pais reconheceram o trabalho efetuado. Em outras palavras, não é brinquedos e distrações apenas que receberão, mas, muito mais créditos de confiança e reconhecimento pelas conquistas dos filhos.
Os judeus estudam diariamente, pois essa é uma regra vital na vida judaica. As 613 mitzvot (regras da vida judaica), os judeus são ensinados a amar e estudar todo tipo de ciência: filosofia, letras, matemática, física, química, idiomas. Não estou dizendo em fazer faculdade de tudo, mas sim, abrir livros e estudar.
Uma das coisas importantes saber é que os judeus passaram por muitas perseguições e viveram momentos angustiantes, onde poderiam tirar seus bens e terra, mas nunca o conhecimento. Então isso levou a estudar, como garantia de sobrevivência.
Os judeus também além da educação, tem uma reverencia e respeito (temor) a D’us. Pois não há nenhum segredo dos judeus guardado ou escondido, nem na genética ou algo divino. Tudo se resume ao amor pelo conhecimento e educação de qualidade, pois isso é a base para a prosperidade. Não é em vão que o Prêmio Nobel foi conferido a mais de 140 judeus.
E uma das características de pessoas de sucesso é que elas se conectam com pessoas que podem ajudá-las a crescer e contribuir para seu crescimento pessoal e profissional. Nunca gasta tudo o que ganha, isso inclui não estourar o cartão de crédito e não fazer compras parceladas comprometendo a vida financeira. Baal Shem Tov, um tzaddik (justo), um dos maiores rabinos de todos os tempos falava sobre a importância do desapego aos bens materiais. E tantas experiencias do povo judeus em se adaptar por tantas situações, fez com que olhasse não apenas aos problemas, mas também para as soluções. Isso fez com que o desejo por bens matérias fosse diferente, fazendo com o judeu não se desencoraje com as dificuldades e adversidades encontradas diante a caminhada, porem se adapta e procura meios de oportunidades e soluções em meio ao caos. Um judeus não se abate por tempestades, mas foca a visão nas oportunidades e no que há de vir positivo (esperança).
Nas dificuldades, muitos judeus correram da miséria e chegaram nos Estados Unidos a trabalho nas industrias, a América era recém independente da Inglaterra e ali o povo judeu conseguiu acreditar e ver além do estado que se encontrava, depois desse processo passaram abrir suas próprias industrias. E hoje, em Nova York, bairros inteiros são judaicos. E eles são os maiores industriais dos Estados Unidos da América! Sucesso não está ligado à posição onde você se encontra, mas a direção em que você olha!
Em meio aos outros profissionais de sua área. Esse princípio é extraído no trecho do livro de Míshlê (Provérbios) 22:29, que diz:
“Você está vendo alguém que é habilidoso naquilo que faz? Ele será posto diante de reis.”
Na Torah, a virtude e a produtividade de um trabalhador são recompensadas com grande riqueza.
Raramente encontrarás um judeu rezando pedindo a D´us que lhe dê algo material, mas sim pela força, esperança, liberdade de conquistar as promessas através do trabalho das próprias mãos. Não é em vão que grande parte da tecnologia na atualidade é desenvolvida em Israel, as pesquisas e descobertas da medicina, incluindo os inúmeros bancos internacionais pertencente aos judeus e as maiores bancas de advocacia do mundo também.

